Como escolher o nome do seu blog

Compartilhe:

Escolher o nome de um projeto novo nunca é fácil. É quase como dar nome a um filho. Por isso mesmo, eu lembro bem como foi difícil decidir o nome do meu primeiro blog, criado no comecinho de 2010. Na época, eu não entendia nada sobre o assunto, nem tinha ideia de por onde começar. Tampouco imaginava que essa escolha poderia trazer consequências, afetando diretamente os resultados do meu trabalho como blogueira. Já adianto, traz sim - e bastante.

Se você está lendo esse post, provavelmente está em busca do mesmo que eu procurava em 2010 e 2015, ao criar o Komorebi. Você quer encontrar o nome perfeito para o seu blog. A boa notícia é que eu posso ajudar você nessa tarefa! Depois de errar e acertar algumas vezes, aprendi truques e dicas que vão tornar todo esse processo mais fácil, rápido, efetivo e - o melhor de tudo - stress free. Afinal, você não precisa sofrer o que eu sofri, nem pagar os micos que eu paguei. 🙈

Então, pega papel e caneta e vamos ao trabalho!


1# Não dificulte a sua vida (e a do leitor)


Vai por mim, poupe a si mesmo e o seu público. Ninguém merece ter que sofrer com nomes complicados. Been there, done that - e não foi legal. Só para você ter uma ideia, o nome do meu primeiro blog era "The World Behind My Wall" e o endereço dele era http://twbmwbrazil(...). Basicamente, uma junção de tudo o que você não deve fazer ao nomear um blog. Afinal, era um nome em inglês (para um blog escrito e voltado para quem fala português), suuuuuuper longo, difícil de lembrar e escrever. Fora que, vamos combinar, que url é essa, né? Eu achava que estava abafando com um nome gringo gigantesco. Totalmente sem noção. Já comecei como rainha dos micos. 😂

O problema é que a escolha de The World Behind My Wall (gente, até cansei escrevendo aqui) foi puramente emocional. Era o nome de uma música da minha banda favorita na época, o Tokio Hotel. Não pensei estrategicamente, nem que isso atrapalharia o meu blog, mas atrapalhou. E muito. As pessoas custavam a me encontrar na web, escreviam o nome errado e não acertavam o link do blog. Enfim, em três anos de blog, mesmo divulgando na blogosfera e nas redes, só consegui cerca de 140 seguidores. 

Uma merreca, considerando a quantidade de tempo e esforços envolvidos.

Claro, o nome complicado não foi o único "culpado" por isso. Também tive problemas com inconsistência de publicação, falta de nicho (sobre o qual falaremos em outras postagens) e desânimo. Acabei desistindo do blog e recomeçando do zero, dessa vez, da maneira mais correta.

Mas você não precisa abandonar tudo, como eu fiz. Basta ter em mente as dicas abaixo:

Evite nomes longos;
➝ Evite nomes estrangeiros (depois explico o motivo de ter escolhido Komorebi);
Não use hífens e números;
➝ Pense em algo fácil de lembrar e escrever

2# Evite tendências


Um dos blogs mais bem sucedidos que eu conheço, é o da Bruna Vieira, o Depois dos Quinze. Na época em que ele começou a ganhar notoriedade, também começaram a aparecer blogs com nomes semelhantes, como "depois da meia-noite", "depois dos dezessete" e afins. É normal que nomes bacanas e de sucesso nos levem a buscar por coisas parecidas, mas o seu blog deve ser seu. As pessoas devem ver (ou ouvir) o nome do seu blog e pensar em você, no seu conteúdo - e não na Bruna Vieira. Lembre-se: seja autêntico(a). 

Tá bom, só não faz igualzinho
Não seja essa pessoa

3# Presença na web


Como foi dito acima, autenticidade é importante. Por esse motivo, é mais do que fundamental garantir que nenhuma outra pessoa esteja usando o mesmo nome que você escolheu. Fazer essa pesquisa vai ser de grande utilidade no futuro, pois vai influenciar nas opções de domínio e usuários nas redes sociais que você terá disponíveis. Para descobrir se um nome já está sendo usado, basta pesquisar em sites de busca, como o Google, e verificar diretamente nas redes sociais. São cerca de 15 minutinhos que você vai investir, mas que podem mudar a trajetória do seu blog.

4# Algo que seja importante para você


Finalmente, vamos falar sobre o nome "Komorebi" (💗). Caso você não tenha conferido a bio do blog, trata-se de uma palavra japonesa, que não possui tradução para outras línguas. Seria a luz do sol que se infiltra pelas folhas das árvores. Como eu sempre tive interesse pela cultura asiática, por idiomas diferentes (tanto, que estudo japonês e coreano) e por  palavras únicas, daquelas que só existem no idioma de origem, acabei escolhendo Komorebi. Eu gosto muito dessa palavra e acho que ela, apesar de não muito específica, me representa bem. 

Outra dica interessante é relacionar o nome do blog com a sua temática. Partindo do pressuposto de que você irá escrever sobre coisas de que mais gosta/tem bastante interesse, nada mais natural do que levar isso para ser a sua marca na web. Só tente não ser MUITO específico na escolha, pois pode atrapalhar mais para frente, como você confere no item a seguir.

5# Evite ser específico além da conta


Como assim ser específico, mas não ser? 

Pois é, é difícil explicar... Ao mesmo tempo em que é vantajoso ter um nome relacionado ao seu nicho, com o passar do tempo, isso pode se tornar em uma limitação

Por exemplo, vamos dizer que você é um apaixonado(a) por cinema francês e resolve criar um blog/site para falar sobre o assunto, algo como "O melhor do cinema da França". O tempo passa, você posta milhares de coisas e, só então, percebe que também gostaria de falar sobre o cinema iraniano. Mas como? O blog não é sobre o cinema francês? Não seria confuso para o seu público? É provável que seja. Por isso, um nome mais abrangente é sempre a melhor opção. Não há a necessidade de mudar toda a sua marca na web, mesmo quando você decide dar um novo direcionamento ao conteúdo.

Esse foi o caso do Komorebi, por exemplo. Tudo começou como um blog pessoal, mas resolvi focar nas dicas para blogueiros, que é o assunto sobre o qual eu mais gosto de escrever. Como o nome não me atava a nenhum nicho e eu já trabalhava com esse tema nas postagens, acabei transicionando a linha editorial sem ter a necessidade de criar tudo outra vez.


Então, para você fixar bem:
Nome relacionado ao tema ✔ | Nome super específico

6# Quem é você na internet?


Para ter um blog de sucesso, é ESSENCIAL que você faça um planejamento prévio. Isso inclui uma série de coisas, como ter em mente quem você é ou quer ser na internet. O nome do seu blog também deve fazer parte do plano estratégico. Por isso, ao escolhê-lo, não esqueça de levar em consideração as seguintes questões:

Qual é o seu objetivo com o blog?  Ex: Virar uma referência em crítica e resenhas literárias.

→ Qual o seu nicho? Ex: literatura, moda, maquiagem, blog pessoal, games e etc.

Quem é o seu público-alvo? Ex: homens na faixa de 18-24 anos, mulheres entre 15-30 anos, geeks, empresários entre 40-50 anos, fãs de um artista ou série 'X' e etc.

→ Qual o tom do seu conteúdo? Com base no seu nicho e público, qual o tipo de linguagem mais adequada? Tom descontraído e coloquial ou mais técnico e formal?

Depois de responder a esse pequeno questionário, crie uma lista com palavras que representem você, o seu blog e a sua temática. Tente associá-las e montar um nome bacana. Caso nenhuma das opções funcione, uma boa opção é usar o seu nome (isso mesmo!) como marca. Atualmente, essa é uma alternativa que tem ganhado cada vez mais adeptos e mostra um lado mais humanizado das relações na internet - além de tornar você o seu principal "produto".

Para recapitular o que vimos até aqui, eu preparei um checklist para ajudar
você a escolher o nome perfeito:



"Mas Fernanda... Eu fiz tudo isso e ainda estou em dúvida!" Então, comente as suas ideias que eu e os leitores do Komorebi ficaremos felizes em ajudar! Só não esquece de ativar o "Notifique-me" para receber a sua resposta por email!

Ah, e se você gostou desse post, não hesite em compartilhar nas redes ou enviar para os seus amigos! A sua participação e apoio significam muito!

Boas postagens! 😉

Comentários

BLOGGER: 4
Loading...
Nome

#Blogs,1,#links da semana,1,#NaWeb,1,2016,1,A astronauta de mármore,1,Adsense,1,agregadores,2,agregadores blog,1,agregadores de links,1,alta qualidade,1,apps,2,aprendendo css basico,1,aviso,1,BEDA,7,blog,11,Blog Day,1,blog tips,4,blogger,6,blogger ou wordpress,1,blogger wordpress comparacao,1,blogging,6,blogosfera,8,Blogs,21,bloqueio criativo,1,botanica,1,cabeçalho,1,cherryla,1,código html,2,colmeia,1,como criar um nome para o blog,1,como divulgar blog,1,como escolher o nicho do blog,1,conteúdo,4,cornish,1,criação,1,criar logo,1,criatividade,3,CSS,1,CSS básico,1,Dan Britton,1,de tudo um pouco,1,design,4,dica,4,dica para blog,1,Dicas,11,dicas para blog,2,dicas para bloqueio criativo,1,dislexia,1,divulgacao,2,downloads,2,escrever para blogs,1,escrever para web,2,eu odeio o seu blog,1,featured,7,foco,1,fonderful,1,fonte dislexia,1,fontes,2,fontes gratis,1,free,6,free font,1,geralinks,1,Google,1,grátis,3,guia básico,1,header,1,HTML,2,html basico,1,HyperText Markup Language,1,ideias criativas,1,imagens de graça,1,iniciante,4,kakao talk,1,karla script,1,kik messenger,1,Komorebi,8,line,1,link,2,link party,3,logo,1,lovetoon,1,marca,2,marketing de conteúdo,1,marshe,1,metas,1,motivação,1,motivação para escrever,1,nicho,1,nome do blog,1,novas diretrizes,1,ocioso,1,palavras,1,pessoal,4,photoscape,1,photoshop,1,pirâmide invertida,1,planejamento,1,pra baixar,3,programação,1,qual o melhor,1,quintas de blog,13,recurso,2,redes sociais,1,Rotaroots,1,royalties free,1,sdv,1,SEO,1,shallom,1,spam,1,stella,1,sumo me,1,tag,1,tema wordpress gratis,1,temas para blog wordpress free,1,temas para postar,1,template,2,template blog high quality,1,template blog wordpress free,1,template blogger com slideshow,1,template blogger gratis,1,template blogger responsivo,1,templates blogger,1,templates blogger gratis,1,templates blogger premium,1,tipografia,3,tool,1,tráfego,1,troco likes,1,tutorial,2,ueba,1,vantagens,1,viber,1,vida-de-blogger,6,wayback,1,web,1,whatsapp,1,wordpress,1,writing prompts,1,
ltr
item
Komorebi: Como escolher o nome do seu blog
Como escolher o nome do seu blog
Aprenda como escolher um nome perfeito para o seu blog (e sem perigo de arrependimentos)!
https://2.bp.blogspot.com/--CGX6oQ1MPw/WKIXNd6v7YI/AAAAAAAAFfI/aR09ghhtwwwBoclU-AJLIUTCZK0F0rNMACLcB/s1600/nome-para-blog.png
https://2.bp.blogspot.com/--CGX6oQ1MPw/WKIXNd6v7YI/AAAAAAAAFfI/aR09ghhtwwwBoclU-AJLIUTCZK0F0rNMACLcB/s72-c/nome-para-blog.png
Komorebi
http://www.blogkomorebi.com.br/2017/02/nome-perfeito-para-blog.html
http://www.blogkomorebi.com.br/
http://www.blogkomorebi.com.br/
http://www.blogkomorebi.com.br/2017/02/nome-perfeito-para-blog.html
true
8738847383331650782
UTF-8
Todas postagens carregadas Nenhuma postagem encontrada VER TUDO LEIA MAIS Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Páginas Postagens Veja Tudo LEIA TAMBÉM Tag Arquivo PESQUISAR Todas as postagens Não foram encontrados resultados com a sua entrada Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Nesse momento 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago há + de 5 semanas Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar