Como escolher o nicho do seu blog em 5 passos

Compartilhe:

Escolher um nicho não é apenas importante, é essencial. É nele que vai ser fundamentado o sucesso do seu blog, site ou empreendimento online. Como toda questão importante, encontrar o próprio nicho pode ser uma tarefa complicada para muita gente. Nesse post, você vai aprender como escolher o nicho perfeito de forma simples, rápida e eficiente. E o melhor de tudo, em apenas 5 passos!



Mas antes de escolher o seu nicho, que tal entender o significado desse termo?

O que é um nicho?


No que se refere ao mundo dos blogs, a palavra nicho pode ser entendida como o tema sobre o qual você aborda em seu conteúdo. Os nichos podem ser amplos ou pequenos e, por serem mais focados em um tópico, atraem uma audiência mais específica. Em um blog de nicho definido, os assuntos giram torno do tema principal. Por isso, é tão importante escolher bem a sua área de interesse. O nicho deve ser algo que você poderia falar (e escrever!) para sempre. Algo que você tenha domínio e /ou grande interesse.

Exemplos de nicho:

Blogosfera
Tecnologia
Beleza
Literatura
Saúde
Culinária
Esportes

Por que eu preciso de um nicho?


Porque é mais fácil construir um público fiel a partir de um nicho. Afinal, você sabe para quem é direcionado o seu conteúdo e, por sua vez, seus leitores sabem que podem encontrar algo relevante ao interesse deles no seu blog. Com base nisso, você pode pensar o seu trabalho de maneira mais estratégica e organizada - o que vai influenciar bastante na qualidade dos seus resultados.

Nichos muito restritos e foco


Ser específico é bom. No entanto, quando um tema é fechado em si mesmo, acaba limitando o seu conteúdo, ao invés de apenas segmentá-lo. Uma hora o assunto se esgota, assim como a chance de alcançar um público amplo dentro do seu segmento. Para facilitar, vou dar um exemplo: 

A Maria ama confeitaria, especialmente cupcakes, e quer criar um projeto online com esse tema. Entre os tópicos a seguir, qual deles você acha que vai trazer maior retorno e audiência para a Maria: o nicho das receitas de cupcake ou o de receitas de cupcake red velvet, o favorito da nossa personagem?

cupcake red velvet

A resposta é a primeira opção.  

Apesar do nicho cupcakes ser mais segmentado do que o de confeitaria, ele ainda é mas menos restrito do que o de cupcakes de massa red velvet. Isso não significa que a Maria não possa dar preferência para esse tipo de assunto. Os cupcakes red velvet, no caso dela, são o que chamamos de foco. Por exemplo, você pode ter um blog sobre viagens com focos diferentes: mochilão, intercâmbio, viagem com os filhos e etc. O nicho continua sendo viagem e você não perde a possibilidade de tratar de outros assuntos relacionados a ele.

5 passos para encontrar o seu nicho


Agora que a gente já viu o que é um nicho, chegou a hora de definir qual é o seu!

O processo é tão simples, que você nem vai acreditar. Em síntese, basta você seguir a seguinte sequência:

1 - Encontre algo que você ame falar e sobre o qual saiba bastante. Exemplo: novelas.

2 - Tente achar o foco do conteúdo que você tem em mente. Exemplo: novela mexicana, dramas asiáticos e afins.

3 - Pesquise sobre o tema e veja os sites semelhantes que já existem. Nem sempre ter "concorrência" é algo ruim no mundo dos blogs. Aliás, pode ser até um bom sinal. Quer dizer que existe um interesse pelo seu tema+foco. Aproveite para fazer networking e parcerias com os seus pares. 

4 - Crie é o seu público ideal? Imagine-o como uma pessoa real. Exemplo: a Jussara, por volta dos 30 anos, dona de casa e mãe. A ideia de criar uma persona para o seu cliente/leitor é algo que vem do marketing e, não só pode, como deve ser aplicado no seu planejamento estratégico. Pense nesse leitor ideal na hora de escrever. Converse com ele.

5 - Resuma o que você descobriu em um parágrafo. Exemplo: Meu tema é games, foco em games de terror, meu público ideal é um homem ou mulher entre 16 e 35 anos. O nicho nesse caso poderia ser o das game plays de terror no Youtube.

E é isso! Simples, rápido e, como o prometido, em apenas cinco etapas! E para quem ainda estiver meio indeciso, preparei um questionário para você descobrir qual o nicho ideal para o seu conteúdo online. Obviamente, o resultado é apenas uma sugestão. Por isso, não se esqueça de fazer o passo a passo do post também!


Se você gostou do que aprendeu aqui, não esqueça de 
curtir a página do Komorebi e conta pra mim 
o seu resultado aqui nos comentários!

Comentários

BLOGGER
Nome

#Blogs,1,#links da semana,1,#NaWeb,1,2016,1,A astronauta de mármore,1,Adsense,1,agregadores,2,agregadores blog,1,agregadores de links,1,alta qualidade,1,apps,2,aprendendo css basico,1,aviso,1,BEDA,7,blog,11,Blog Day,1,blog tips,4,blogger,6,blogger ou wordpress,1,blogger wordpress comparacao,1,blogging,6,blogosfera,8,Blogs,21,bloqueio criativo,1,botanica,1,cabeçalho,1,cherryla,1,código html,2,colmeia,1,como criar um nome para o blog,1,como divulgar blog,1,como escolher o nicho do blog,1,conteúdo,4,cornish,1,criação,1,criar logo,1,criatividade,3,CSS,1,CSS básico,1,Dan Britton,1,de tudo um pouco,1,design,4,dica,4,dica para blog,1,Dicas,11,dicas para blog,2,dicas para bloqueio criativo,1,dislexia,1,divulgacao,2,downloads,2,escrever para blogs,1,escrever para web,2,eu odeio o seu blog,1,featured,7,foco,1,fonderful,1,fonte dislexia,1,fontes,2,fontes gratis,1,free,6,free font,1,geralinks,1,Google,1,grátis,3,guia básico,1,header,1,HTML,2,html basico,1,HyperText Markup Language,1,ideias criativas,1,imagens de graça,1,iniciante,4,kakao talk,1,karla script,1,kik messenger,1,Komorebi,8,line,1,link,2,link party,3,logo,1,lovetoon,1,marca,2,marketing de conteúdo,1,marshe,1,metas,1,motivação,1,motivação para escrever,1,nicho,1,nome do blog,1,novas diretrizes,1,ocioso,1,palavras,1,pessoal,4,photoscape,1,photoshop,1,pirâmide invertida,1,planejamento,1,pra baixar,3,programação,1,qual o melhor,1,quintas de blog,13,recurso,2,redes sociais,1,Rotaroots,1,royalties free,1,sdv,1,SEO,1,shallom,1,spam,1,stella,1,sumo me,1,tag,1,tema wordpress gratis,1,temas para blog wordpress free,1,temas para postar,1,template,2,template blog high quality,1,template blog wordpress free,1,template blogger com slideshow,1,template blogger gratis,1,template blogger responsivo,1,templates blogger,1,templates blogger gratis,1,templates blogger premium,1,tipografia,3,tool,1,tráfego,1,troco likes,1,tutorial,2,ueba,1,vantagens,1,viber,1,vida-de-blogger,6,wayback,1,web,1,whatsapp,1,wordpress,1,writing prompts,1,
ltr
item
Komorebi: Como escolher o nicho do seu blog em 5 passos
Como escolher o nicho do seu blog em 5 passos
Aprenda como definir o seu nicho na internet de maneira fácil e rápida!
https://2.bp.blogspot.com/-DC6nqWCCoCE/WLDdIHTWU-I/AAAAAAAAF0Q/TaiNIkrIEbMqwtclMAJD_MGGb9B3LusrwCLcB/s1600/nicho.png
https://2.bp.blogspot.com/-DC6nqWCCoCE/WLDdIHTWU-I/AAAAAAAAF0Q/TaiNIkrIEbMqwtclMAJD_MGGb9B3LusrwCLcB/s72-c/nicho.png
Komorebi
http://www.blogkomorebi.com.br/2017/02/como-escolher-nicho-do-blog.html
http://www.blogkomorebi.com.br/
http://www.blogkomorebi.com.br/
http://www.blogkomorebi.com.br/2017/02/como-escolher-nicho-do-blog.html
true
8738847383331650782
UTF-8
Todas postagens carregadas Nenhuma postagem encontrada VER TUDO LEIA MAIS Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Páginas Postagens Veja Tudo LEIA TAMBÉM Tag Arquivo PESQUISAR Todas as postagens Não foram encontrados resultados com a sua entrada Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Nesse momento 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago há + de 5 semanas Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar