Design para o seu blog: criando o logo

Compartilhe:

logo para blog

Isso aconteceu na semana passada. Eu estava checando meus e-mails, com o de costume, quando vi uma mensagem que me chamou a atenção. Era da Maria, que é uma blogueira iniciante e tinha uma dúvida que todo mundo já teve um dia: como criar o logo/cabeçalho para o blog? 

Como esse assunto é bastante pertinente, e pode ser a dúvida de outros também, resolvi criar um pequeno guia com dicas para ajudar nessa questão de design. Afinal, ninguém nasce sabendo e um help amigo é sempre bem-vindo!

1 - Quem é você na blogosfera?


Antes de criar o logo, pense na sua identidade como blogueiro. Qual o nome do seu blog? Sobre o que você quer escrever? Tente associar o logo com o seu conteúdo, público-alvo e as coisas que você gosta, pois ele será a sua marca na internet. No Komorebi, por exemplo, eu uso a questão das plantas, folhas e flores, já que tudo isso tem ligação com o significado do nome do blog. 

2 - Simplicidade 


Eu entendo que tem gente que curte layouts super coloridos e elaborados, mas a simplicidade sempre foi (e sempre será) o caminho mais seguro. Cabeçalhos inteiros e cheios de cores são lindos, mas cansam a visão e demoram para carregar em alguns dispositivos (principalmente, se a conexão de internet não for das melhores). Por isso, pense no seu leitor na hora da criação e facilite a vida da pobre criatura.

Obs: também evite imagens "pesadas" que podem atrasar o carregamento do seu blog.

Cores


Para a criação da identidade visual de uma marca, existe toda uma psicologia por trás da escolha das cores. Cada cor (até mesmo as variações de tonalidade) possui diferentes mensagens e pode ajudar a reforçar a imagem que você quer passar. A The Logo Company fez um artigo ótimo sobre "a ciência por trás das cores", onde eles trazem um infográfico explicando esses significados. Em síntese, seria algo assim:

Vermelho: energia, sensualidade, audácia
Laranja: confiante, amigável, jovial
Amarelo: otimismo, claridade, calor
Verde: crescimento, natureza, instrucional
Roxo: sabedoria, espiritual, criatividade
Azul: confiança, força, tranquilidade
Branco: simplicidade, pureza, balanço
Preto: poder, credibilidade, profissionalismo
Rosa: divertido, flerte
Marrom: rural, histórico

Bônus:


Versatilidade


O seu logo não vai aparecer somente no seu header ou blog, por isso, escolha um design que funcione para outras mídias, como suas redes sociais e material impresso. No meu caso, eu optei por criar uma assinatura à parte nas minhas peças gráficas. Ao invés do logo, utilizo "blogkomorebi.com.br" em letra minúsculas. É uma saída simples, mas eficaz para marcar o nome do blog por aí.

Botando a mão na massa


Agora que você já viu um pouco da parte mais teórica da coisa, definiu o seu conceito e escolheu todas as cores, vamos falar da construção do logo na prática. 

Fontes


É sempre bom ter uma coleção bacana de fontes no seu computador - e não faltam por aí sites que as disponibilizam gratuitamente, como o Fontsquirrel. Ao escolher uma fonte, é importante verificar sobre os termos para uso comercial ($) e não esqueça de diversificar os estilos. É sempre bom ter várias opções à mão, como fontes do tipo script, brush, de forma, com/sem serifa e "pesos" diferentes (bold/negrito, extra bold, thin, super thin, itálico, regular). Você também pode combinar duas fontes diferentes no seu logo e brincar com as cores e alinhamento das palavras.


exemplo pesos diferentes das fonte
Fonte Bariol e suas variações
.
combinando fontes
Combine fontes que contrastam para um design de sucesso

Elementos artísticos


O cabeçalho do blog não precisa conter somente o seu logo. Você pode colocar outros elementos que representem você, seus nichos e gostos particulares. Muitos contratam ilustradores para criarem algo único, outros adicionam vetores free da internet ou, ainda, fazem os seus próprios elementos artísticos. Pra quem não manja de desenho, mas entende de softwares de edição, super recomendo o FreePik, um site com um acervo gigante de recursos gráficos gratuitos para download. 

freepik
Tipos de recurso que você encontra no Freepik

Edição de imagens


Se você for usar recursos do Freepik, por exemplo, o ideal é que tenha em seu computador o Photoshop e/ou o Illustrator, que são softwares pagos. Mas não precisa se desesperar se você não tiver nenhum deles. Existem alternativas como o Gimp (espécie de photoshop) e o Photoscape, por exemplo, que são de graça. Você também encontra sites para edição online e gratuita na internet, como o Pixlr. E pra quem gosta de se arriscar nas ilustrações, outro software free é o Inkscape. #FicaDica

Toques finais


Para finalizar, mais algumas dicas pontuais que vão fazer TODA a diferença no seu logo e cabeçalho:

  • Observe os limites do seu template para criar a imagem do tamanho adequado;
  • O nome do seu blog deve estar em uma fonte legível. Sempre facilite a vida do leitor. SEMPRE MESMO;
  • Evite usar mais de duas fontes tipográficas;
  • Cuide o alinhamento. Faz uma diferença enorme;
  • Deixe sempre um espaço em volta do seu logo/header, não corte a imagem muito rente ao limite do escrito ou do desenho.
Enfim, espero que este guia modesto possa ajudar você a criar logos e cabeçalhos incríveis no futuro! Ah, e se você gostou do post de hoje, seleciona a mensagem abaixo, que vai aparecer uma caixinha para twittar! ;) E se você não tem perfil no Twitter, acompanhe as novidades do blog pelo Facebook!

Hoje eu aprendi a criar um logo incrível 
para o meu blog, aprenda você também!



Tem alguma sugestão para as próximas pautas? 
Deixe nos comentários ou veja nossa página de contatos.

Comentários

BLOGGER: 4
Loading...
Nome

#Blogs,1,#links da semana,1,#NaWeb,1,2016,1,A astronauta de mármore,1,Adsense,1,agregadores,2,agregadores blog,1,agregadores de links,1,alta qualidade,1,apps,2,aprendendo css basico,1,aviso,1,BEDA,7,blog,11,Blog Day,1,blog tips,4,blogger,6,blogger ou wordpress,1,blogger wordpress comparacao,1,blogging,6,blogosfera,8,Blogs,21,bloqueio criativo,1,botanica,1,cabeçalho,1,cherryla,1,código html,2,colmeia,1,como criar um nome para o blog,1,como divulgar blog,1,como escolher o nicho do blog,1,conteúdo,4,cornish,1,criação,1,criar logo,1,criatividade,3,CSS,1,CSS básico,1,Dan Britton,1,de tudo um pouco,1,design,4,dica,4,dica para blog,1,Dicas,11,dicas para blog,2,dicas para bloqueio criativo,1,dislexia,1,divulgacao,2,downloads,2,escrever para blogs,1,escrever para web,2,eu odeio o seu blog,1,featured,7,foco,1,fonderful,1,fonte dislexia,1,fontes,2,fontes gratis,1,free,6,free font,1,geralinks,1,Google,1,grátis,3,guia básico,1,header,1,HTML,2,html basico,1,HyperText Markup Language,1,ideias criativas,1,imagens de graça,1,iniciante,4,kakao talk,1,karla script,1,kik messenger,1,Komorebi,8,line,1,link,2,link party,3,logo,1,lovetoon,1,marca,2,marketing de conteúdo,1,marshe,1,metas,1,motivação,1,motivação para escrever,1,nicho,1,nome do blog,1,novas diretrizes,1,ocioso,1,palavras,1,pessoal,4,photoscape,1,photoshop,1,pirâmide invertida,1,planejamento,1,pra baixar,3,programação,1,qual o melhor,1,quintas de blog,13,recurso,2,redes sociais,1,Rotaroots,1,royalties free,1,sdv,1,SEO,1,shallom,1,spam,1,stella,1,sumo me,1,tag,1,tema wordpress gratis,1,temas para blog wordpress free,1,temas para postar,1,template,2,template blog high quality,1,template blog wordpress free,1,template blogger com slideshow,1,template blogger gratis,1,template blogger responsivo,1,templates blogger,1,templates blogger gratis,1,templates blogger premium,1,tipografia,3,tool,1,tráfego,1,troco likes,1,tutorial,2,ueba,1,vantagens,1,viber,1,vida-de-blogger,6,wayback,1,web,1,whatsapp,1,wordpress,1,writing prompts,1,
ltr
item
Komorebi: Design para o seu blog: criando o logo
Design para o seu blog: criando o logo
Dicas para criar um logo eficiente para sua marca na internet.
https://2.bp.blogspot.com/-mvWiRu8aXaA/WKOKJdvaV3I/AAAAAAAAFf4/Vbx-Gof8sYMFmHCBojMkldcPeu5qEE25gCLcB/s1600/logo-para-blog.png
https://2.bp.blogspot.com/-mvWiRu8aXaA/WKOKJdvaV3I/AAAAAAAAFf4/Vbx-Gof8sYMFmHCBojMkldcPeu5qEE25gCLcB/s72-c/logo-para-blog.png
Komorebi
http://www.blogkomorebi.com.br/2016/02/design-para-o-seu-blog-criando-o-logo.html
http://www.blogkomorebi.com.br/
http://www.blogkomorebi.com.br/
http://www.blogkomorebi.com.br/2016/02/design-para-o-seu-blog-criando-o-logo.html
true
8738847383331650782
UTF-8
Todas postagens carregadas Nenhuma postagem encontrada VER TUDO LEIA MAIS Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Páginas Postagens Veja Tudo LEIA TAMBÉM Tag Arquivo PESQUISAR Todas as postagens Não foram encontrados resultados com a sua entrada Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Nesse momento 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago há + de 5 semanas Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar