Você conhece a técnica da pirâmide invertida?

Compartilhe:


Eu sou daquelas pessoas que acredita que blogar deve ser algo divertido, algo que realize não só o público, mas, principalmente, a pessoa que escreve. Pra mim, um blog pessoal deve ser um espaço de liberdade criativa e expressão, acima de tudo. No entanto, isso não quer dizer que um blogueiro não possa utilizar técnicas e "templates" de posts para otimizar o próprio trabalho. Afinal, se eles existem e facilitam a vida, por que não usá-los? No #QUINTASDEBLOG  de hoje, você vai aprender um pouco mais sobre a técnica da pirâmide invertida, uma prática comum no jornalismo que pode ajudar a dar um up no seu texto.

Como funciona?

A pirâmide invertida é baseada na organização hierárquica de informações, indo contra a estrutura da narrativa linear tradicional (com início, meio e fim). O sistema consiste em entregar os fatos mais importantes no início do texto, deixando os mais explicativos e complementares para o desenvolvimento/final. Em textos que seguem esse formato, deve-se responder às questões do lead no primeiro parágrafo do texto (quem? o que? onde? quando? por que? como?).

***** Lead (ou lide, na forma aportuguesada) é a primeira parte de uma notícia que fornece ao leitor a informação básica sobre o tema e pretende prender-lhe o interesse. É uma expressão inglesa que significa "guia" ou "conduzir". *****

De forma simplificada, essa é a pirâmide invertida.



Um modelo ultrapassado?

A técnica da pirâmide invertida é uma velha conhecida do meio jornalístico e estima-se que tenha surgido com a invenção do telégrafo, em 1837. Na época, havia a preocupação de que a mensagem fosse cortada e, por isso, as informações principais eram privilegiadas. Hoje em dia, discute-se se a estrutura ainda tem efeito tanto no jornalismo como para o conteúdo da web. Muitos criticam o modelo, pois limita as possibilidades criativas, deixando o conteúdo mais "pobrinho".

Por outro lado, os defensores da pirâmide afirmam que o formato ajuda a fisgar o leitor da web (que é bombardeado de informações por todos os lados) e faz ainda que a mensagem principal seja transmitida, já que nem todos rolam a página até o final. Faz sentido, não é? Aliás, se você não conhece, o SUMO ME tem um aplicativo muito legal ~ e gratuito ~ que mapeia as partes mais visualizadas no seu site/blog. #FICADICA.

Quando não usar a pirâmide invertida?

Que o método funciona, todo mundo sabe, mas nem sempre ele vai ser o mais adequado para você e as suas intenções no texto. Não há uma necessidade de nos engessarmos em uma técnica "porque ela vai te trazer mais leitores". Isso é balela, gente. Conteúdo bom se vende praticamente sozinho (digo "praticamente", pois ter um esquema de divulgação é fundamental, ambos devem andar casados). 

Mas o que fazer quando a pirâmide invertida não se encaixa? Opções para engajar o público é o que não faltam! Listas (quem nunca? Buzzfeed tá aí para provar)  e tutoriais (de html, DIY...), por exemplo, sempre fazem sucesso!

Quem aqui também acompanha The Try Guys?

Como você pôde perceber, a pirâmide invertida é um modelo ainda eficiente e pode ajudar a atrair o leitor da web. OBVIAMENTE, não se trata de uma REGRA, mas de uma possibilidade a mais entre os tantos modelos narrativos que vemos por aí. Cabe a você decidir usá-lo, quando usá-lo e como usá-lo! 

O #QUINTASDEBLOG dessa semana fica por aqui e nos vemos amanhã com mais posts do desafio louco que é o #BEDA. Se você ficou com gostinho de quero mais e não quer esperar até a próxima quinta para mais dicas maneiras, confira o que rolou nas semanas anteriores! ;)




#CREDITARÉLEGAL: Algumas das informações bacanérrimas do texto foram encontradas nesse guia super interessante do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas e a imagem linda de abertura é da Ashley Ella Design.



Comentários

BLOGGER: 6
Loading...
Nome

#Blogs,1,#links da semana,1,#NaWeb,1,2016,1,A astronauta de mármore,1,Adsense,1,agregadores,2,agregadores blog,1,agregadores de links,1,alta qualidade,1,apps,2,aprendendo css basico,1,aviso,1,BEDA,7,blog,11,Blog Day,1,blog tips,4,blogger,6,blogger ou wordpress,1,blogger wordpress comparacao,1,blogging,6,blogosfera,8,Blogs,21,bloqueio criativo,1,botanica,1,cabeçalho,1,cherryla,1,código html,2,colmeia,1,como criar um nome para o blog,1,como divulgar blog,1,como escolher o nicho do blog,1,conteúdo,4,cornish,1,criação,1,criar logo,1,criatividade,3,CSS,1,CSS básico,1,Dan Britton,1,de tudo um pouco,1,design,4,dica,4,dica para blog,1,Dicas,11,dicas para blog,2,dicas para bloqueio criativo,1,dislexia,1,divulgacao,2,downloads,2,escrever para blogs,1,escrever para web,2,eu odeio o seu blog,1,featured,7,foco,1,fonderful,1,fonte dislexia,1,fontes,2,fontes gratis,1,free,6,free font,1,geralinks,1,Google,1,grátis,3,guia básico,1,header,1,HTML,2,html basico,1,HyperText Markup Language,1,ideias criativas,1,imagens de graça,1,iniciante,4,kakao talk,1,karla script,1,kik messenger,1,Komorebi,8,line,1,link,2,link party,3,logo,1,lovetoon,1,marca,2,marketing de conteúdo,1,marshe,1,metas,1,motivação,1,motivação para escrever,1,nicho,1,nome do blog,1,novas diretrizes,1,ocioso,1,palavras,1,pessoal,4,photoscape,1,photoshop,1,pirâmide invertida,1,planejamento,1,pra baixar,3,programação,1,qual o melhor,1,quintas de blog,13,recurso,2,redes sociais,1,Rotaroots,1,royalties free,1,sdv,1,SEO,1,shallom,1,spam,1,stella,1,sumo me,1,tag,1,tema wordpress gratis,1,temas para blog wordpress free,1,temas para postar,1,template,2,template blog high quality,1,template blog wordpress free,1,template blogger com slideshow,1,template blogger gratis,1,template blogger responsivo,1,templates blogger,1,templates blogger gratis,1,templates blogger premium,1,tipografia,3,tool,1,tráfego,1,troco likes,1,tutorial,2,ueba,1,vantagens,1,viber,1,vida-de-blogger,6,wayback,1,web,1,whatsapp,1,wordpress,1,writing prompts,1,
ltr
item
Komorebi: Você conhece a técnica da pirâmide invertida?
Você conhece a técnica da pirâmide invertida?
https://2.bp.blogspot.com/-F_55BZaTGgI/VcybGL3iwaI/AAAAAAAAA_c/1DQ7RVAUTaw/s1600/piramide-invertida.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-F_55BZaTGgI/VcybGL3iwaI/AAAAAAAAA_c/1DQ7RVAUTaw/s72-c/piramide-invertida.jpg
Komorebi
http://www.blogkomorebi.com.br/2015/08/piramide-invertida-para-blog-posts.html
http://www.blogkomorebi.com.br/
http://www.blogkomorebi.com.br/
http://www.blogkomorebi.com.br/2015/08/piramide-invertida-para-blog-posts.html
true
8738847383331650782
UTF-8
Todas postagens carregadas Nenhuma postagem encontrada VER TUDO LEIA MAIS Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Páginas Postagens Veja Tudo LEIA TAMBÉM Tag Arquivo PESQUISAR Todas as postagens Não foram encontrados resultados com a sua entrada Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Nesse momento 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago há + de 5 semanas Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar