Os "no, no" da blogosfera: o que não fazer ao blogar

Compartilhe:

unethical blogging practices

Para essa quinta-feira, eu havia preparado um post mais alegre e descontraído sobre o mundo dos blogs - já que o da semana passada foi um pouco mais técnico (se não conferiu ainda, confira). No entanto, ao olhar o feed dos blogs que acompanho, vi uma postagem no Diário de Casamento que me deixou chateada. Alguém fez uma cópia do blog deles. Alguém foi lá e roubou na cara dura um gadget personalizado, feito com muito amor, pesquisa e dedicação.

Se isso não é falta de respeito e honestidade, eu não sei o que é. E, por esse motivo, o post de hoje vai falar sobre essas atitudes nada bacanas na blogosfera. Reuni aquelas que mais me incomodam e que afetam - e muito! - a reputação dos blogueiros. Vejam se concordam comigo!

Copycat 


Plágio de conteúdo e cópia descarada de layout, para mim, são os piores tipos de comportamentos que um blogueiro pode ter. Afinal, qual a razão de criar e manter um blog, se não for para criar algo seu? Se apropriar de material e produção intelectual alheia é passível de punição judicial -  e não adianta dizer que pegou a imagem do Google e não sabia. Existem filtros na ferramenta que mostram as imagens com proteção de direitos e um zilhão de sites que disponibilizam material GRATUITO.


Ah, se você achou bacana algum gadget ou função html em um blog, pergunta pro blogueiro. Ele ou ela pode ajudá-lo e indicar quem possa fazer o serviço pra você. Por que "roubar", se você pode pedir e, de quebra, ainda fazer uma amizade na blogosfera?

Posts pagos sem sinalização e só fazer reviews positivos


Esse é um ponto crucial para quem tem parcerias com empresas. Afinal, se a pessoa conseguiu uma parceria é por dois motivos:

1 - Ela conquistou uma audiência que confia na sua opinião e honestidade;
2 - Uma empresa acredita na reputação, capacidade como influencer e honestidade dela;

Em ambos os casos, a integridade do blogueiro está presente. Por isso, é o cúmulo quando ele ou ela se vende para receber uns produtinhos de graça (ou cria links embutidos sem informar o leitor que recebe algo por isso). Também não é nada legal fazer resenhas favoráveis sobre produtos que não merecem feedback positivo. Você é pago para testar, não para puxar saco. 

Imagina a seguinte situação: a pessoa indica um produto "MARAVILHOSO" (mas que achou uma bela merda) e, mais tarde, ele mostra-se como algo prejudicial para quem usa. Como fica a imagem do blogueiro? E as pessoas que se prejudicaram, pois confiaram naquela opinião? Vale a pena tudo isso por um brindezinho xexelento? Vale não, migs. 

Lembre-se: todo review pago deve ser sinalizado como publieditorial. É lei. E se você recebeu um produto para teste, deve avisar na resenha. Sua imagem e credibilidade são seu valor no mercado.

SPAM e mendicância blogueira

Eu lendo spams
Pelamor, pessoal. Não façam spam no blog do coleguinha. É chato, prejudica no ranking e deixa você com fama de mala. Bancar a Falsiane, dizer que amou o blog, mandar beijinho e pedir para seguir de volta é tão velho quanto andar pra frente e ninguém cai nessa. No Komorebi, esse tipo de coisa vai direto para a caixa de spam e é mais provável que eu case com o Johnny Depp, do que retribua a visita da pessoa. #FicaDica.

Outra coisa. Não peça para clicarem nos seus anúncios, não fique miserando likes por aí. Pega mal, gente. Olha a imagem aí de novo. Como é que ela fica?

Fingir ser algo que não é

Sabe aquela pessoa que finge viver em um mundo cor de rosa e só fica postando como a vida é perfeita, o céu é azul e tudo nela é perfeito? É MENTIRA! MENTIRA, MENTIRA, MENTIRA! Se tem uma coisa que não existe nessa vida, entre os seres humanos, é a perfeição. 

Me faltam dedos para contar quantas vezes vi posts retocados por photoshop (e nem estou falando do basiquinho, mas extreme makeover), gente se gabando de coisas que nem são delas (lembra da louca que se photoshopou num apartamento, dizendo que era dela e o imóvel estava para alugar?), ou tentando ditar estilo de vida fit, quando já fez milhões de lipo (e continua fazendo). Um pouquinho mais de dignidade e decência, por favor.



E você, o que acha desses comportamentos? Quais são os seus "no, no" na blogosfera? 
Conta pra mim nos comentários!

Confira o que rolou nas quintas passadas.




Comentários

BLOGGER: 6
Loading...
Nome

#Blogs,1,#links da semana,1,#NaWeb,1,2016,1,A astronauta de mármore,1,Adsense,1,agregadores,2,agregadores blog,1,agregadores de links,1,alta qualidade,1,apps,2,aprendendo css basico,1,aviso,1,BEDA,7,blog,11,Blog Day,1,blog tips,4,blogger,6,blogger ou wordpress,1,blogger wordpress comparacao,1,blogging,6,blogosfera,8,Blogs,21,bloqueio criativo,1,botanica,1,cabeçalho,1,cherryla,1,código html,2,colmeia,1,como criar um nome para o blog,1,como divulgar blog,1,como escolher o nicho do blog,1,conteúdo,4,cornish,1,criação,1,criar logo,1,criatividade,3,CSS,1,CSS básico,1,Dan Britton,1,de tudo um pouco,1,design,4,dica,4,dica para blog,1,Dicas,11,dicas para blog,2,dicas para bloqueio criativo,1,dislexia,1,divulgacao,2,downloads,2,escrever para blogs,1,escrever para web,2,eu odeio o seu blog,1,featured,7,foco,1,fonderful,1,fonte dislexia,1,fontes,2,fontes gratis,1,free,6,free font,1,geralinks,1,Google,1,grátis,3,guia básico,1,header,1,HTML,2,html basico,1,HyperText Markup Language,1,ideias criativas,1,imagens de graça,1,iniciante,4,kakao talk,1,karla script,1,kik messenger,1,Komorebi,8,line,1,link,2,link party,3,logo,1,lovetoon,1,marca,2,marketing de conteúdo,1,marshe,1,metas,1,motivação,1,motivação para escrever,1,nicho,1,nome do blog,1,novas diretrizes,1,ocioso,1,palavras,1,pessoal,4,photoscape,1,photoshop,1,pirâmide invertida,1,planejamento,1,pra baixar,3,programação,1,qual o melhor,1,quintas de blog,13,recurso,2,redes sociais,1,Rotaroots,1,royalties free,1,sdv,1,SEO,1,shallom,1,spam,1,stella,1,sumo me,1,tag,1,tema wordpress gratis,1,temas para blog wordpress free,1,temas para postar,1,template,2,template blog high quality,1,template blog wordpress free,1,template blogger com slideshow,1,template blogger gratis,1,template blogger responsivo,1,templates blogger,1,templates blogger gratis,1,templates blogger premium,1,tipografia,3,tool,1,tráfego,1,troco likes,1,tutorial,2,ueba,1,vantagens,1,viber,1,vida-de-blogger,6,wayback,1,web,1,whatsapp,1,wordpress,1,writing prompts,1,
ltr
item
Komorebi: Os "no, no" da blogosfera: o que não fazer ao blogar
Os "no, no" da blogosfera: o que não fazer ao blogar
Existem certos comportamentos que podem prejudicar - e muito! - a reputação de um blogueiro. Confira os quatro principais e aprenda o que não fazer ao blogar.
https://3.bp.blogspot.com/-gwMIslGz0B8/VdXn90bfKXI/AAAAAAAABFU/GikfghvZMoE/s640/reputa%25C3%25A7%25C3%25A3o_blogger.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-gwMIslGz0B8/VdXn90bfKXI/AAAAAAAABFU/GikfghvZMoE/s72-c/reputa%25C3%25A7%25C3%25A3o_blogger.jpg
Komorebi
http://www.blogkomorebi.com.br/2015/08/-o-que-nao-fazer-ao-blogar.html
http://www.blogkomorebi.com.br/
http://www.blogkomorebi.com.br/
http://www.blogkomorebi.com.br/2015/08/-o-que-nao-fazer-ao-blogar.html
true
8738847383331650782
UTF-8
Todas postagens carregadas Nenhuma postagem encontrada VER TUDO LEIA MAIS Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Páginas Postagens Veja Tudo LEIA TAMBÉM Tag Arquivo PESQUISAR Todas as postagens Não foram encontrados resultados com a sua entrada Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Nesse momento 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago há + de 5 semanas Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar