10 dicas para se manter motivado com seu blog

Compartilhe:



Quando comecei meu primeiro blog, prometi a mim mesma que postaria uma vez por semana. De preferência, até mais vezes. E por um tempo foi assim. Eu estava apaixonada pela escrita, animada pelo fato de ter um público e motivada a escrever cada vez mais. Mas aí aconteceu uma coisa: eu fiquei uma semana sem escrever.

E essa semana se transformou em meses. E esses meses em um ano.

De repente, eu perdi a vontade de blogar. Não era nem por falta de ideias. Só uma pura e enorme falta de entusiasmo. Na época, postar parecia uma espécie de obrigação. O que antes era uma atividade prazerosa, se tornou uma fonte imensa de frustração e aborrecimento. Eu me sentia mal por não cumprir as metas traçadas para o blog, mas não conseguia manter o compromisso de atualizá-lo com frequência. 

E quer saber de uma coisa? Quando se chega nesse ponto, não é fácil sair - mas também não é impossível.

Então, se você já passou por algo parecido ou está passando por isso nesse momento, senta aqui com a tia Fers. No post de hoje, vou ensinar como dar a volta por cima e se curar de vez dessa depressão blogueira. Afinal, você não está sozinho nessa. Seja bem-vindo ao grupo de terapia do Komorebi!

#10 - Relembre o que motivou você a blogar


Por que você escreve? Sobre o que gosta de escrever? Volte no tempo um pouquinho e lembre daquilo que animou você no início. Procure, ainda, entender o que o fez perder aquele brilho dos primeiros posts. Foi a falta de seguidores e comentários? Poucas visitas? Haters?

Defina aquilo que te coloca pra baixo e busque maneiras de superar! Elas existem e podem ser mais simples do que imagina. :)

#9 - Foque no presente 



"Como assim, Fernanda? Acabou de dizer para olhar no passado, mas quer que eu foque no presente?"

Calma, pode parecer contraditório, mas não é. Ao mesmo tempo que você deve lembrar das coisas legais que o levaram a começar um blog, é imprescindível que você pare de pensar em quão famoso seu blog vai ser. Não viva no futuro. Ninguém constrói público do dia para a noite, muito menos um blog de sucesso. Não vai ter milhões de comentários logo de cara. Os seguidores de verdade vão aparecer aos poucos e você não pode mudar isso. #DealWithIt

Aliás, sinto muito se ninguém lhe contou antes, mas blogar pode ser uma das coisas mais ingratas do mundo. Requer muito trabalho e dedicação. É por isso que você deve escrever sobre aquilo que ama. O amor é contagioso e as pessoas são atraídas por ele. Dê o seu melhor e viva um dia de cada vez. Se você só ficar pensando no sucesso futuro, será muito mais difícil aproveitar as coisas legais que estão acontecendo AGORA. Na verdade, você nem conseguirá percebê-las. E você não quer isso, quer?

#8 - Valorize as pequenas conquistas



Eu sei... É uma droga sentir que seu blog é invisível, que o seu conteúdo não é tão bom ou relevante. Mas, como você viu no item 9, grandes resultados não aparecem de uma hora para outra. Por isso, você deve valorizar o caminho e não apenas o resultado final. O sucesso verdadeiro de um blog tem mais a ver com as pequenas conquistas diárias, do que com as poucas grandes vitórias a longo prazo. Aliás, são essas mini-realizações que nos mantêm motivados a seguir em frente. Pode ser aquele novo seguidor, o feedback de alguém importante na blogosfera, o aumento no número de comentários, e etc. Mantenha-se positivo e não menospreze o seu trabalho. NUNCA.

#7 - Permita-se errar


Quem aqui gosta de meter os pés pelas mãos e colocar tudo a perder? Ninguém, né? Mas erros acontecem e você deve tirar o melhor deles. Foi pego plagiando (oh, naughty you)? Pesou a mão no spam? Seu layout era um horror? Reconheça, mude e aprenda com isso. Por incrível que pareça, são os erros nossos maiores professores. É melhor errar fazendo do que fazer absolutamente nada.

"Faça de novo. Tente outra vez. Erre outra vez. Erre melhor". 

(Samuel Beckett)


#6 - Compartilhe aquilo que você sabe


Especialista em maquiagem? Faça um tutorial com a sua make favorita. Manja de html? Divida com o público códigos úteis. Ama viajar ou o local onde você vive? Apresente os lugares mais bacanas para seus leitores. Rainha do DYI ou chef amador? DIVIDA SUA SABEDORIA CONOSCO, AMADO MESTRE! Enfim, a ideia é simples e tenho certeza de que você entendeu. Compartilhar é sempre bom e o resultado é gratificante. 

#5 - Não se cobre tanto



Como no meu caso, que citei lá no início do post, a gente começa sempre com altas expectativas. Muitas vezes, elas nem são sobre o futuro do blog, mas sobre nós mesmos. Se somos capazes de criar algo que outros apreciam, se postaremos com frequência e etc. Mas a vida real é diferente do que idealizamos. Existem compromissos, altos e baixos, além de um mundo de experiências fora da internet a ser vivido. Não é por acaso que você desanima com o blog, muito menos culpa sua. Tenha em mente que, antes de mais nada, o blog é um espaço SEU. É algo que deve fazer VOCÊ feliz - mesmo quando há grana envolvida. Lembre-se de ser honesto consigo mesmo e conheça suas capacidades e limitações. Assim não haverá culpa, caso você não atinja aquela meta quase impossível e auto-imposta.

#4 - Faça um calendário editorial


Depois de tratar sobre alguns aspectos emocionais da depressão blogueira, chegou a hora de falar sobre ações práticas que podem ajudar você a vencê-la! A primeira delas é o calendário editorial. 

"Nossa, que chique, Fernanda. Mas que diabos é isso?" 

Nada mais é do que organizar as suas postagens. Não precisa ser aquela coisa super engessada, afinal, ninguém quer que você limite a sua criatividade. Minha sugestão é criar quadros fixos, como o #QUINTASDEBLOG. Outra possibilidade é ter uma lista de posts atemporais. Por exemplo, você teve aquela ideia hiper genial, mas quer postar sobre a estreia de um filme badalado. Logo, pela proximidade do evento, o filme tem maior relevância. E o que fazer com a ideia genial? Coloque em uma lista. Aí, quando rolar um bloqueio criativo, você já tem um banco de temas e uma desculpa a menos para deixar de blogar. ;)

Acompanhe outros blogs, eles podem ensinar muita coisa. Eu, por exemplo, gosto de ler blogs que me inspiram a ser uma blogueira melhor. Seja no estilo de escrita, tendências, imagens, layout ou tutoriais. Ler conteúdo de alta qualidade mostra as possibilidades e o caminho para melhorar o seu blog. E fica a dica: releia os comentários positivos, e-mails e tweets que você recebe dos leitores que apreciam o seu trabalho. Além de fazer um bem danado para a auto-estima, lá pode haver uma boa dose de ideias legais.

#2 - Seja você



O que mais me motiva a blogar, além dos lindos que comentam e leem o Komorebi, é que eu faço isso por mim e do meu jeito. Evite postar coisas só porque todo mundo está postando. Se você não gosta de fazer looks do dia, não faça! Não há nenhuma regra por aí dizendo que você tem que postar determinados tipos de assuntos. A blogosfera está cheia de leitores com uma quantidade infinita de interesses variados. Seja original e permita-se brilhar através do seu blog, ao invés de tentar ser a cópia de algum blogueiro famoso. 

Seu blog. Seus posts. Suas regras.

#1 - Quebre a rotina



Que tal sair da zona de conforto? Desafios sempre nos estimulam e até podem nos ajudar a descobrir novos talentos! Se você costuma só escrever, faça um vídeo, desenhe, grave um podcast. Tente se reinventar. Não há motivo para não tentar coisas novas além do medo. E medo não vai te levar a lugar nenhum. BOTA A CARA NO SOL, MONA. ;)

Bom, é isso! Essas são as minhas 10 dicas para se manter motivado com o blog. Espero que elas possam ajudar a superar sua depressão blogueira e inspirar você a não desistir dos seus objetivos. No fim das contas, você perceberá que todo esse período difícil e cheio de dúvidas vai torná-lo um blogueiro melhor. Não desista de postar e compartilhar o seu trabalho. Blogar não é fácil e fica mais tranquilo com o tempo. Por isso, tenha paciência, confie no seu potencial e mande a negatividade passear!

Se você curtiu esse post, compartilhe nas redes! Assim, você pode ajudar mais pessoas! E deixe nos comentários as SUAS dicas para se manter motivado. :) Na próxima quinta-feira tem mais #QUINTASDEBLOG. Se quiser ver um tema específico, deixe a sua sugestão!


.QUINTAS PASSADAS:.
>> Agregadores de links: usar ou não usar?

Comentários

BLOGGER: 17
Loading...
Nome

#Blogs,1,#links da semana,1,#NaWeb,1,2016,1,A astronauta de mármore,1,Adsense,1,agregadores,2,agregadores blog,1,agregadores de links,1,alta qualidade,1,apps,2,aprendendo css basico,1,aviso,1,BEDA,7,blog,11,Blog Day,1,blog tips,4,blogger,6,blogger ou wordpress,1,blogger wordpress comparacao,1,blogging,6,blogosfera,8,Blogs,21,bloqueio criativo,1,botanica,1,cabeçalho,1,cherryla,1,código html,2,colmeia,1,como criar um nome para o blog,1,como divulgar blog,1,como escolher o nicho do blog,1,conteúdo,4,cornish,1,criação,1,criar logo,1,criatividade,3,CSS,1,CSS básico,1,Dan Britton,1,de tudo um pouco,1,design,4,dica,4,dica para blog,1,Dicas,11,dicas para blog,2,dicas para bloqueio criativo,1,dislexia,1,divulgacao,2,downloads,2,escrever para blogs,1,escrever para web,2,eu odeio o seu blog,1,featured,7,foco,1,fonderful,1,fonte dislexia,1,fontes,2,fontes gratis,1,free,6,free font,1,geralinks,1,Google,1,grátis,3,guia básico,1,header,1,HTML,2,html basico,1,HyperText Markup Language,1,ideias criativas,1,imagens de graça,1,iniciante,4,kakao talk,1,karla script,1,kik messenger,1,Komorebi,8,line,1,link,2,link party,3,logo,1,lovetoon,1,marca,2,marketing de conteúdo,1,marshe,1,metas,1,motivação,1,motivação para escrever,1,nicho,1,nome do blog,1,novas diretrizes,1,ocioso,1,palavras,1,pessoal,4,photoscape,1,photoshop,1,pirâmide invertida,1,planejamento,1,pra baixar,3,programação,1,qual o melhor,1,quintas de blog,13,recurso,2,redes sociais,1,Rotaroots,1,royalties free,1,sdv,1,SEO,1,shallom,1,spam,1,stella,1,sumo me,1,tag,1,tema wordpress gratis,1,temas para blog wordpress free,1,temas para postar,1,template,2,template blog high quality,1,template blog wordpress free,1,template blogger com slideshow,1,template blogger gratis,1,template blogger responsivo,1,templates blogger,1,templates blogger gratis,1,templates blogger premium,1,tipografia,3,tool,1,tráfego,1,troco likes,1,tutorial,2,ueba,1,vantagens,1,viber,1,vida-de-blogger,6,wayback,1,web,1,whatsapp,1,wordpress,1,writing prompts,1,
ltr
item
Komorebi: 10 dicas para se manter motivado com seu blog
10 dicas para se manter motivado com seu blog
https://2.bp.blogspot.com/-w62AF6w0Kj8/VXCG1n5_lYI/AAAAAAAAAmo/JW9Cbmtp-Dk/s640/bal%25C3%25A3o_redimensionado_blog.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-w62AF6w0Kj8/VXCG1n5_lYI/AAAAAAAAAmo/JW9Cbmtp-Dk/s72-c/bal%25C3%25A3o_redimensionado_blog.jpg
Komorebi
http://www.blogkomorebi.com.br/2015/06/10-dicas-para-se-manter-motivado-com.html
http://www.blogkomorebi.com.br/
http://www.blogkomorebi.com.br/
http://www.blogkomorebi.com.br/2015/06/10-dicas-para-se-manter-motivado-com.html
true
8738847383331650782
UTF-8
Todas postagens carregadas Nenhuma postagem encontrada VER TUDO LEIA MAIS Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Páginas Postagens Veja Tudo LEIA TAMBÉM Tag Arquivo PESQUISAR Todas as postagens Não foram encontrados resultados com a sua entrada Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Nesse momento 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago há + de 5 semanas Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar