Agregadores de links: usar ou não usar?

Compartilhe:



Quem estuda técnicas de SEO e marketing digital vai concordar comigo, o uso de agregadores de links é um tema polêmico na blogosfera. Tem gente que defende, tem gente que condena, tem gente que nem sabe o que é isso. Por essa razão, resolvi desmistificar um pouco do tema para você, apresentar as vantagens e desvantagens desses sites e responder a pergunta título desse texto: vale a pena usá-los ou não?

Mas que diabos são agregadores de links, Fernanda?


São sites (dã!) que servem de vitrine para outros sites e blogs, gerando maior tráfego para o conteúdo exposto. Geralmente é um serviço gratuito (com opções pagas, caso você queira da um up na divulgação) e traz retorno sim, se você tiver seu link aprovado. Se esse retorno vai ser bom para o seu blog é outra história - o que discutiremos adiante. A publicação fica lá por um dia e você recebe visitas, simples assim. 

"Mas se é tão fácil, por que tem gente que torce o nariz pra eles?" 

É sobre isso que falaremos agora.

Vantagens X Desvantagens  


Não é difícil encontrar vantagens no uso de agregadores, mas ignorar que eles podem ser um mega tiro no pé, não é muito sensato. De modo geral, os pontos positivos desses sites se resumem no seguinte: gratuidade e aumento de tráfego (passar de 30 visitas diárias para 3 mil é algo possível).

Já os pontos negativos são a dificuldade de aprovação, a possibilidade de plágio e a qualidade do tráfego, que resulta no aumento da temida taxa de rejeição. 

TAM-DAM-TAAAM

Confessa, deu um gelo nas costas só de pensar na taxa de rejeição, né? Pra quem não sabe, essa taxa representa o número de pessoas que entraram no seu site ou blog e saíram sem interagir com outras páginas. E sim, quando muito alta, ela vai pesar no seu rankeamento no Google. 

A existência da taxa de rejeição, no entanto, não é culpa dos agregadores, mas eles podem ajudar a aumentá-la. Principalmente, se o seu site não tiver  um layout bacana,  boa navegabilidade e conteúdo afinado com o público dos agregadores (SIM, existem nichos). Por exemplo, agregador X publica muitos links do tipo "Veja as fotos da Plasticiane Maromba" (com uma foto bem gráfica, mas não explícita, dos seios gigantes da moça). No Komorebi eu não posto sobre peitos, meus ou de outra pessoa. LOGO, divulgar ali o meu guia definitivo de episódios dos Ursinhos Carinhosos (♥) não faria muito sentido, entendeu? 

Aliás, não pensar sobre o público do agregador e o tipo de postagem que você envia são alguns dos principais motivos de rejeição de links nesses sites. Conteúdos relacionados com humor e curiosidades têm mais chances. Então, nada de enviar um post com o resumo da sua tese de pós-doutorado em cultura cibernética da ciência extraterrestre no período pós Star Wars, porque a chance de aceitarem é pequena. 

Outra coisa chata são os plágios. Sim, tem gente que visita esses sites para pegar conteúdo (veja bem, pegar, não pesquisar). Então, fique de olho e faça regularmente uma visita ao Copyscape para verificar se alguém copiou o seu trabalho. 

A internet está cheia de hobbits ladrões. Proteja o seu precioso conteúdo.

"Ai, desanimei. Não quero mais saber desse negócio de agregador!"

Amigs, calma. Não seja radical. Como eu disse antes, há um lado positivo em obter tráfego desses sites. A questão é saber como aproveitar a visibilidade recebida para fidelizar os leitores.

Como fidelizar o público


Não há uma fórmula infalível e definitiva para isso, mas existem estratégias que podem ajudar. Reuni algumas delas na singela lista abaixo:

> Analise o público (sei que já disse antes, mas vale repetir);
> Invista na qualidade do seu conteúdo (dica pra vida);
> Deixe bem visíveis os links das suas redes e de outras postagens do seu blog/site;
> Faça links no texto que leve o leitor para outros posts do blog (de preferência, relacionados com o tema da postagem).

Afinal, vale a pena investir nos agregadores?


SIM e NÃO. Isso vai depender dos objetivos que você tem para o seu blog. Eu diria que sim, vale a pena, se você é um blogueiro iniciante, não tem pretensão de ganhar dinheiro com isso, ou seu blog se encaixa naquele nicho de variedades e humor. Já diria que não, se você deseja se profissionalizar e seu blog não se encaixa com o público dos agregadores. Quantidade de visitas não é qualidade de visitas. Nesse caso, sugiro que você estude e invista em técnicas para gerar tráfego orgânico para o seu site/blog. 

. Tráfego orgânico >>> >>>> Outros tipos de tráfego .


Em resumo: use-os de forma correta ou não use AT ALL.

Para quem quiser dar uma chance aos agregadores, recomendo alguns bem reconhecidos na blogosfera. São eles o Ocioso, GeraLinks, Uêba e Colmeia.

Sinta-se livre para comentar e aproveite para divulgar o post nas redes sociais! ;)

Para conferir outras dicas sobre blogs, clique aqui.

Comentários

BLOGGER: 5
Loading...
Nome

#Blogs,1,#links da semana,1,#NaWeb,1,2016,1,A astronauta de mármore,1,Adsense,1,agregadores,2,agregadores blog,1,agregadores de links,1,alta qualidade,1,apps,2,aprendendo css basico,1,aviso,1,BEDA,7,blog,11,Blog Day,1,blog tips,4,blogger,6,blogger ou wordpress,1,blogger wordpress comparacao,1,blogging,6,blogosfera,8,Blogs,21,bloqueio criativo,1,botanica,1,cabeçalho,1,cherryla,1,código html,2,colmeia,1,como criar um nome para o blog,1,como divulgar blog,1,como escolher o nicho do blog,1,conteúdo,4,cornish,1,criação,1,criar logo,1,criatividade,3,CSS,1,CSS básico,1,Dan Britton,1,de tudo um pouco,1,design,4,dica,4,dica para blog,1,Dicas,11,dicas para blog,2,dicas para bloqueio criativo,1,dislexia,1,divulgacao,2,downloads,2,escrever para blogs,1,escrever para web,2,eu odeio o seu blog,1,featured,7,foco,1,fonderful,1,fonte dislexia,1,fontes,2,fontes gratis,1,free,6,free font,1,geralinks,1,Google,1,grátis,3,guia básico,1,header,1,HTML,2,html basico,1,HyperText Markup Language,1,ideias criativas,1,imagens de graça,1,iniciante,4,kakao talk,1,karla script,1,kik messenger,1,Komorebi,8,line,1,link,2,link party,3,logo,1,lovetoon,1,marca,2,marketing de conteúdo,1,marshe,1,metas,1,motivação,1,motivação para escrever,1,nicho,1,nome do blog,1,novas diretrizes,1,ocioso,1,palavras,1,pessoal,4,photoscape,1,photoshop,1,pirâmide invertida,1,planejamento,1,pra baixar,3,programação,1,qual o melhor,1,quintas de blog,13,recurso,2,redes sociais,1,Rotaroots,1,royalties free,1,sdv,1,SEO,1,shallom,1,spam,1,stella,1,sumo me,1,tag,1,tema wordpress gratis,1,temas para blog wordpress free,1,temas para postar,1,template,2,template blog high quality,1,template blog wordpress free,1,template blogger com slideshow,1,template blogger gratis,1,template blogger responsivo,1,templates blogger,1,templates blogger gratis,1,templates blogger premium,1,tipografia,3,tool,1,tráfego,1,troco likes,1,tutorial,2,ueba,1,vantagens,1,viber,1,vida-de-blogger,6,wayback,1,web,1,whatsapp,1,wordpress,1,writing prompts,1,
ltr
item
Komorebi: Agregadores de links: usar ou não usar?
Agregadores de links: usar ou não usar?
https://4.bp.blogspot.com/-TftPYNtAgAc/VWJftuCaHwI/AAAAAAAAAjc/6AZEhBlNuCY/s640/DeathtoStock_CreativeSpace1%2B11.45.06%2BAM.jpg
https://4.bp.blogspot.com/-TftPYNtAgAc/VWJftuCaHwI/AAAAAAAAAjc/6AZEhBlNuCY/s72-c/DeathtoStock_CreativeSpace1%2B11.45.06%2BAM.jpg
Komorebi
http://www.blogkomorebi.com.br/2015/05/agregadores-de-links-usar-ou-nao-usar.html
http://www.blogkomorebi.com.br/
http://www.blogkomorebi.com.br/
http://www.blogkomorebi.com.br/2015/05/agregadores-de-links-usar-ou-nao-usar.html
true
8738847383331650782
UTF-8
Todas postagens carregadas Nenhuma postagem encontrada VER TUDO LEIA MAIS Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Páginas Postagens Veja Tudo LEIA TAMBÉM Tag Arquivo PESQUISAR Todas as postagens Não foram encontrados resultados com a sua entrada Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Nesse momento 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago há + de 5 semanas Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar