5 dicas para vencer o bloqueio criativo

Compartilhe:


bloqueio criativo

Se tem uma coisa que me deixa frustrada nessa vida, essa coisa é o bloqueio criativo. Há quem diga que isso é problema de artista, de gente que escreve e trabalha com criação (vide nossos amigos designers, publicitários, roteiristas e afins). Não deixa de ser verdade. No entanto, para sofrimento geral da humanidade, o bichinho do bloqueio é bem mais eclético. Afinal, quem nunca esteve no meio de algum projeto e - do nada - deu de cara nessa parede invisível, intransponível e, espero eu, apenas metafórica? 

Então, se você costuma ficar empacado no meio do caminho, não sabe como iniciar um projeto ou está em busca de uma ideia genial, dá uma espiadinha nas cinco dicas abaixo. Tenho certeza que elas podem ajudar. ;)

Ah, e se por acaso você ficar multimilionário depois disso, não esqueça de que viu as dicas por aqui. Agradecimentos, joias, viagens para Paris e passeios de helicóptero são altamente apreciados. ;)

1 - Procure por referências 


Pesquisar nunca faz mal e pode ser uma boa fonte de inspiração. Reúna o máximo de referências possíveis, seja no trabalho de outra pessoa, na arquitetura a sua volta ou na própria natureza. Ler bastante também ajuda. Quanto maior o seu repertório cultural, maior a possibilidade de evitar um bloqueio criativo! Trocar ideias com colegas e amigos é outra boa alternativa. No meu caso, criei um banco de imagens interessantes e sempre acesso sites como o Pinterest (aliás, me segue lá), We Heart It, Piccsy e Tumblr

Uso prático de referência: releitura da obra "Nuit Étoilée", de Van Gogh. Achei no Pinterest, mas não identificava o autor. :(

2 - Ambiente


O bloqueio criativo acontece por diferentes motivos para diferentes tipos de pessoas. No entanto, existem algumas razões-chave que podem ocasioná-lo, como estresse, cansaço, preocupações, preguiça e a saturação. Saturação? Como assim, Fernanda? Ok, explico. A saturação ocorre quando você está trabalhando/pensando sobre a mesma coisa por muito tempo e no mesmo lugar. E  a criatividade precisa de estímulo! Que tal deixar de lado o que está fazendo e mudar de ambiente? Vá ao banheiro, jogue uma água no rosto, pegue um café na cozinha, dê uma volta (nem que seja pela casa mesmo). Se você não tiver como sair, troque as coisas de lugar, decore sua mesa ou espaço com coisas que possam inspirá-lo. Lembra das referências do item 1? Então, coloque-as onde você possa ver. Crie um mural com cores e imagens chamativas! Mexa-se e mude!

3 - Exercícios


E por falar em mexer... Mente sã, corpo são (e vice-versa). Se exercitar é uma ótima alternativa para manter o fluxo de ideias, pois ajuda a combater o estresse, libera endorfina e, de quebra, te deixa com tudo em cima. E nem vem com desculpas, porque tá valendo desde caminhada básica até dançar Backstreet Boys na sala (#vemgente). Bora deixar a preguiça de lado!

Só não vale correr na horizontal ;)

4 - Exercícios (para o cérebro)


Assim como o seu corpo precisa de exercício, a criatividade também precisa ser exercitada! Ninguém nasce com uma torneirinha de ideias geniais. Alguns, de fato, são mais criativos que outros, mas isso não impede que a sua imaginação seja desenvolvida. Existem exercícios e técnicas para estimular a criatividade. Listo abaixo algumas delas:

  • Tenha um caderninho de anotações sempre com você. Sabe-se lá quando aquela luz divina vai cair na sua cabeça? Mas enquanto ela não vem, aproveite para rascunhar desenhos, anotar frases interessantes e criar pequenas histórias. Manter o cérebro trabalhando é sempre bom;
  • Recrie algo. Pegue aquele desenho seu de anos atrás e faça-o novamente. Crie uma versão nova para a capa de um livro ou cd. Reescreva um poema ou conto conhecido e use o seu estilo. Faça um cover daquela música que você adora!
  • Troque a plataforma. Exemplo: se você está trabalhando no computador, troque-o por um bloco de papel e escreva;
  • Escolha um tema para abordar. Sugestão: escreva um monte de perguntas que você faria a um estranho. Qual a sua primeira lembrança? Onde você estava há dez anos? Qual é a sua memória mais romântica/ preciosa / engraçada? Como você se prepara para começar o dia? Como seria o dia perfeito? Listadas as questões, escolha uma e responda! Seja em forma de poema, desenho, post de blog, música e etc.

Enfim, treine, treine e treine! É fazendo que descobrimos novas habilidades, perspectivas e formas de fazer!

5 - Não exija tanto de si


Trate seu cérebro bem. É de lá que as ideias vêm. :)
O mundo já é um lugar suficientemente difícil, cheio de gente disposta a fazer cobranças e colocar os outros pra baixo. Você não precisa ser mais um a fazer isso. Não rolou aquela ideia genial? Paciência. Isso não quer dizer que tudo deve ser feito "meia boca". Não mesmo! Mas não adianta ficar se cobrando e culpando. Você só vai aumentar a pressão (e não daquela forma que nos faz pegar no tranco). Trabalhar pressionado é uma realidade e temos que lidar com ela, mas há limites. Então, coloca o fone de ouvido e curte aquela música, dá uma relaxada. Afinal, como dizem por aí, o que se leva dessa vida é a vida que se leva. ;)

Boa sorte e boas criações!

Comentários

BLOGGER: 6
Loading...
Nome

#Blogs,1,#links da semana,1,#NaWeb,1,2016,1,A astronauta de mármore,1,Adsense,1,agregadores,2,agregadores blog,1,agregadores de links,1,alta qualidade,1,apps,2,aprendendo css basico,1,aviso,1,BEDA,7,blog,11,Blog Day,1,blog tips,4,blogger,6,blogger ou wordpress,1,blogger wordpress comparacao,1,blogging,6,blogosfera,8,Blogs,21,bloqueio criativo,1,botanica,1,cabeçalho,1,cherryla,1,código html,2,colmeia,1,como criar um nome para o blog,1,como divulgar blog,1,como escolher o nicho do blog,1,conteúdo,4,cornish,1,criação,1,criar logo,1,criatividade,3,CSS,1,CSS básico,1,Dan Britton,1,de tudo um pouco,1,design,4,dica,4,dica para blog,1,Dicas,11,dicas para blog,2,dicas para bloqueio criativo,1,dislexia,1,divulgacao,2,downloads,2,escrever para blogs,1,escrever para web,2,eu odeio o seu blog,1,featured,7,foco,1,fonderful,1,fonte dislexia,1,fontes,2,fontes gratis,1,free,6,free font,1,geralinks,1,Google,1,grátis,3,guia básico,1,header,1,HTML,2,html basico,1,HyperText Markup Language,1,ideias criativas,1,imagens de graça,1,iniciante,4,kakao talk,1,karla script,1,kik messenger,1,Komorebi,8,line,1,link,2,link party,3,logo,1,lovetoon,1,marca,2,marketing de conteúdo,1,marshe,1,metas,1,motivação,1,motivação para escrever,1,nicho,1,nome do blog,1,novas diretrizes,1,ocioso,1,palavras,1,pessoal,4,photoscape,1,photoshop,1,pirâmide invertida,1,planejamento,1,pra baixar,3,programação,1,qual o melhor,1,quintas de blog,13,recurso,2,redes sociais,1,Rotaroots,1,royalties free,1,sdv,1,SEO,1,shallom,1,spam,1,stella,1,sumo me,1,tag,1,tema wordpress gratis,1,temas para blog wordpress free,1,temas para postar,1,template,2,template blog high quality,1,template blog wordpress free,1,template blogger com slideshow,1,template blogger gratis,1,template blogger responsivo,1,templates blogger,1,templates blogger gratis,1,templates blogger premium,1,tipografia,3,tool,1,tráfego,1,troco likes,1,tutorial,2,ueba,1,vantagens,1,viber,1,vida-de-blogger,6,wayback,1,web,1,whatsapp,1,wordpress,1,writing prompts,1,
ltr
item
Komorebi: 5 dicas para vencer o bloqueio criativo
5 dicas para vencer o bloqueio criativo
https://2.bp.blogspot.com/-o-n4K97b4QQ/VTPY_akanTI/AAAAAAAAAS0/qhSD0lKy_fM/s1600/DeathtoStock_Medium9.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-o-n4K97b4QQ/VTPY_akanTI/AAAAAAAAAS0/qhSD0lKy_fM/s72-c/DeathtoStock_Medium9.jpg
Komorebi
http://www.blogkomorebi.com.br/2015/04/5-dicas-para-vencer-o-bloqueio-criativo.html
http://www.blogkomorebi.com.br/
http://www.blogkomorebi.com.br/
http://www.blogkomorebi.com.br/2015/04/5-dicas-para-vencer-o-bloqueio-criativo.html
true
8738847383331650782
UTF-8
Todas postagens carregadas Nenhuma postagem encontrada VER TUDO LEIA MAIS Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Páginas Postagens Veja Tudo LEIA TAMBÉM Tag Arquivo PESQUISAR Todas as postagens Não foram encontrados resultados com a sua entrada Voltar ao início Domingo Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Nesse momento 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago há + de 5 semanas Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para desbloquear Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar